Vista de Maputo

Moçambique mantém-se no grupo dos dez países do mundo com baixo índice de desenvolvimento humano. Apesar de alguns progressos, o país ocupa a posição 180 de um universo de 189 países analisados.
Conclusões do mais recente relatório das Nações Unidas sobre o Índice de Desenvolvimento Humano, divulgado esta segunda-feira, em Maputo, indicam que as desigualdades socioeconómicas tendem a crescer no mundo.
Em meio a novos desafios do século, Alfredo Teixeira disse que Moçambique deve estar atento às novas ameaças de governação.
O relatório de 28 páginas coloca a Noruega como o melhor classificado de um total de 189 países analisados, sendo que Moçambique continua entre os piores do ranking, enquanto Seychelles apresenta o Índice de Desenvolvimento Humano mais elevado de África.
Outra das conclusões do relatório das Nações Unidas é de que o mundo não vai cumprir com as metas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, pois uma nova geração de desigualdades graves no desenvolvimento humano está a emergir, bem como a ameaça de uma crise climática e de uma esmagadora evolução tecnológica.

Fonte: http://opais.sapo.mz/mocambique-e-o-nono-pior-pais-no-indice-do-desenvolvimento-humano-